Baixa nas reservas preocupa hotéis de Gramado e Canela; discussão foi a SP e Brasília.
- Orlando Gomes Junior
- 7 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
A movimentação de turistas na Região das Hortênsias volta a preocupar, especialmente Gramado. A baixa na previsão de ocupação futura dos hotéis, a partir do comportamento das reservas, foi motivo de uma ligação do fundador da operadora de turismo CVC, Guilherme Paulus, à empresária Gabriela Schwan, CEO da rede Swan de Hotéis e vice-presidente do Transforma RS, movimento de empresários pelo desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Chamada de "forecast", essa projeção é usada no planejamento das empresas, pois prevê a receita a ser alcançada pelas vendas futuras.
- Paulus vai se reunir com a prefeitura de Gramado e provocar líderes de Canela. Penso também no quanto a obra na BR-116 pode estar afetando, pois clientes reclamam do tempo de viagem, segundo escutei de grandes operadoras de turismo de São Paulo. E, dos turistas da serra gaúcha, 48% são os próprios gaúchos - reflete Gabriela.
Sobre a BR-116, a coluna consultou o colega Jocimar Farina, colunista da área em GZH. A obra da altura de São Leopoldo, que realmente tem provocado fortes congestionamentos, tem previsão de ser finalizada em junho. Já a de Nova Petrópolis ficará pronta em duas etapas, programadas para junho e novembro.
À coluna, o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, respondeu que, por enquanto, o movimento está excelente e os hotéis estão lotados, citando a Páscoa. Porém, reclamou do preço das passagens aéreas, que chamou de "vilãs" do turismo. Ele esteve em uma reunião com o governo federal e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas, em Brasília, na qual apontou aumento de 62% nos valores dos tíquetes no último ano.
- O público com maior poder aquisitivo está indo para o Exterior. Para aumentar mais o número de clientes do Sul, do Uruguai e do Paraguai, vamos ver o que o setor pode fazer, como promoções e feiras de turismo - acrescentou.
Em três anos, foram construídos 12 novos hotéis em Gramado, somando mais de 2 mil leitos. Em 2023, a cidade recebeu 8 milhões de turistas. A super oferta de leitos e os preços praticados na cidade têm, nos últimos anos, reacendido debates com frequência.








.jpeg)




Comentários