Com retorno de Suárez, Uruguai desafia Argentina de Messi nas Eliminatórias.
- Orlando Gomes Junior
- 16 de nov. de 2023
- 3 min de leitura
Quando se fala em Luis Suárez e Lionel Messi, logo a parceria dos tempos de Barcelona é relembrada. Nesta quinta-feira (16), os dois jogadores se reencontrarão em lados opostos. A líder Argentina receberá o Uruguai, que está na segunda colocação, às 21h, na Bombonera, em Buenos Aires, pela quinta rodada das Eliminatórias.

Este será o 12º confronto entre Suárez e Messi. A vantagem é toda do craque argentino. Em 11 jogos, foram sete vitórias e quatro empates. Se vale de consolo para os uruguaios, em 2011, nas quartas de final da Copa América, após o empate em 1 a 1 no tempo normal, a Celeste levou a melhor nos pênaltis. Na sequência da competição, superou Peru e Paraguai e ficou com o título.
O último encontro entre os craques ocorreu em novembro de 2021. Na ocasião, a equipe de Lionel Scaloni superou o time de Óscar Tabárez, por 1 a 0, com um golaço de Dí Maria, e praticamente encaminhou a vaga para a Copa do Mundo do Catar.
Aos 36 anos, Suárez está de volta à seleção uruguaia após um período afastado. É o retorno após a má campanha no Mundial do Catar. E também a primeira vez sob o comando de Marcelo Bielsa. O centroavante chega em alta, ancorado no destaque que vem tendo pelo Grêmio. Na temporada, foram 26 gols e 16 assistências em 50 partidas.
Pelo Uruguai, o camisa 9 soma 68 gols em 137 aparições. Feliz pela convocação, Suárez revelou a conversa que teve com Messi:
— Estive conversando com o Leo (Messi). Estava feliz, primeiro porque ele muitas vezes me perguntava da seleção, e agora contente por esse encontro e por nos enfrentarmos novamente. É algo muito lindo — destacou Suárez em entrevista ao canal oficial da Associação Uruguaia de Futebol (AUF).
Em relação à escalação que venceu o Brasil, por 2 a 0, em outubro, o Uruguai deve ter algumas modificações. O goleiro Rochet, do Inter, que confidenciou seguir sentindo dores em razão de uma fissura na costela, pode dar lugar a Santigo Mele, que atua no Junior Barranquilla. No ataque, a expectativa é de que Suárez tenha a companhia de Darwin Núñez, do Liverpool.
Na Argentina, mesmo sem atuar oficialmente desde 21 de outubro, Messi segue sendo o protagonista da atual campeã mundial. Como vem atuando no futebol dos Estados Unidos, considerado com um nível de competição menor, o meia tem tido os minutos controlados por Scaloni.
O treinador tem duas dúvidas no setor ofensivo. Dí Maria e Nico González brigam por vaga no lado esquerdo, enquanto Lautaro Martínez e Julián Álvarez duelam para ver quem será comandante do ataque.
Recentemente, na vitória por 2 a 0 sobre o Peru, em Lima, Messi chegou aos 31 gols marcados em Eliminatórias e ultrapassou Suárez, que tem 29, alcançando o recorde na competição. Será que o argentino ampliará a vantagem? Ou o uruguaio pode recuperar a dianteira?
Os duelos entre Messi x Suárez
Argentina 2x1 Uruguai (amistoso em 2008)
Uruguai 0x1 Argentina (amistoso em 2009)
Uruguai 1x1 Argentina (Copa América 2011)*
Argentina 3x0 Uruguai (amistoso em 2012)
Argentina 1x0 Uruguai (amistoso em 2016)
Uruguai 0x0 Argentina (amistoso em 2017)
Argentina 2x2 Uruguai (amistoso em 2019)
Barcelona 0x0 Atlético de Madrid (Campeonato Espanhol 2020/2021)
Argentina 1x0 Uruguai (Copa América 2021)
Argentina 3x0 Uruguai (Eliminatórias para o Mundial de 2022)
Uruguai 0x1 Argentina (Eliminatórias para o Mundial de 2022)
*Uruguaios levaram a melhor nos pênaltis ** Os dados são do oGol
GZH faz parte do The Trust Project








.jpeg)



Comentários