Criador da saga "Dragon Ball", Akira Toriyama morre aos 68 anos.
- Orlando Gomes Junior
- 8 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Criador da saga Dragon Ball, o japonês Akira Toriyama morreu, no último dia 1º, por conta de um hematoma subdural agudo. Ele tinha 68 anos. A informação foi divulgada na madrugada desta sexta-feira (8), nas redes oficiais do mangá (veja abaixo).
Um hematoma subdural é uma doença considerada grave, em que o sangue se acumula entre o crânio e a
superfície do cérebro.
"Lamentamos profundamente que ele ainda tenha vários trabalhos no meio do processo de criação com grande entusiasmo. Além disso, ele teria muitas coisas para alcançar. No entanto, ele deixou muitos títulos de mangá e obras de arte para este mundo. Graças ao apoio de tantas pessoas ao redor do mundo, ele conseguiu continuar suas atividades criativas por mais de 45 anos. Esperamos que o mundo único de criação de Akira Toryama continue a ser amado por todos por muito tempo", diz o comunicado assinado por Bird Studio e Capsule Corporation Tokyo.
A nota afirma ainda que o funeral foi realizado entre sua família e poucos parentes. "Atendendo aos seus votos de tranquilidade, informamos respeitosamente que não aceitaremos flores, presentes de condolências, visitas, oferendas e outros", avisou o comunicado.
Dragon Ball é um dos mangás de maior sucesso e influência: segundo o site especializado Mangazenkan, vendeu pelo menos 260 milhões de exemplares em todo o mundo. A história, com inspiração livre em um romance chinês do século XVI, começou a ser publicada em 1984 e, desde então, foi estendida a inúmeras séries de anime, filmes e videogames. Seu protagonista inicial é Son Goku, um guerreiro especialista em artes marciais que percorre o mundo em busca de bolas mágicas que, ao serem reunidas, invocam um dragão com poderes. Junto a aliados, o personagem luta contra monstros que ameaçam o futuro da Terra.
Nascido em 1955, no Japão, Toriyama é autor ainda da história em quadrinhos Dr. Slump, também convertida em série televisiva.
A editora Shueisha disse, em comunicado, que estava "profundamente triste com a notícia repentina da morte". Também em nota, Eiichiro Oda, criador de outra grande franquia japonesa de mangá como One Piece, afirmou que Toriyama morreu "muito cedo" e que deixou "um padrão muito alto". "Pensar que nunca o verei outra vez (...) estou cheio de tristeza", afirmou.








.jpeg)




Comentários