top of page

Feira do Livro de Porto Alegre chega a 69 edição.

Prestes a completar a marca de 70 edições ininterruptas no próximo ano, a Feira do Livro de Porto Alegre enfrenta o desafio de persistir pelas próximas décadas como um dos maiores eventos culturais do Rio Grande do Sul. Para isso, precisará tornar-se atrativa para gerações fisgadas pelos encantos do mundo digital e driblar os descontos impraticáveis do comércio online de livros.


ree

Comparando com os tempos mais gloriosos, quando houve até 160 bancas na Praça da Alfândega e a área infantil se espalhava pelo Cais Mauá, a realidade atual é de um evento mais enxuto. A diminuição se deu tanto nas vendas quanto na participação de livrarias e editoras. Em 15 anos, o comércio de livros teve queda de 38,73%, enquanto o número de barracas reduziu 40,4%, passando de 121, em 2007, para 72, em 2022.

A partir de 2015, a curva de livros comercializados passou a cair de forma expressiva, com algumas oscilações. Em 2020, a chegada da pandemia acelerou a digitalização da sociedade e obrigou a Feira a fazer aquela que foi sua primeira edição virtual, sem divulgação de balanço. Houve uma leve recuperação em 2022, com a retomada completa da Praça da Alfândega, tradicional espaço do evento, e o melhor número de vendas desde 2016.

Em seu segundo e último mandato à frente da Câmara Rio-grandense do Livro (CRL), associação que organiza a Feira desde 1963, Maximiliano Ledur reconhece que o evento vem minguando e que a competição com as gigantes do e-commerce é desleal para livrarias e editoras que arcam com os gastos para manter estruturas físicas.

Por outro lado, Ledur entende que o potencial de uma festa literária como essa não pode ser medido somente pelo número de livros que o público leva para casa. Tida como uma das realizações mais antigas e democráticas da área na América Latina, a Feira do Livro de Porto Alegre oferece vasta programação cultural totalmente gratuita e destinada a aproximar leitores de escritores, movimentando o Centro Histórico da cidade com pessoas de diferentes perfis socioeconômicos.

Comentários


bottom of page