Governo federal lança nesta terça aplicativo para agilizar bloqueio de celular roubado.
- Orlando Gomes Junior
- 19 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
O governo federal vai lançar, nesta terça-feira (19), o aplicativo Celular Seguro, que permitirá o bloqueio imediato de linhas telefônicas e do próprio aparelho de telefone móvel em casos de roubo e furto.
Para utilizar o aplicativo, a pessoa deverá cadastrar os dados em uma página na internet a ser divulgada pelo governo federal. “Caso você seja roubado, é só acionar o sistema por um computador que operadora telefônica e bancos são notificados no mesmo instante, bloqueando acessos”, explicou o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, em postagem nas redes sociais.

“Uma medida importante para diminuir a dor de cabeça e as perdas financeiras de quem passa por furto ou roubo. Amanhã já estará disponível nas lojas de aplicativos”, completou o ministro.
A nova plataforma foi desenhada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). De acordo com o secretário-executivo da pasta, Ricardo Cappelli, os celulares roubados serão transformados “num pedaço de metal inútil”após o bloqueio.
"Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a Anatel, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos", anunciou.
Como usar a plataforma?
Instale o aplicativo “Celular Seguro” nas plataformas App Store ou Google Play;
Faça o login com a conta gov.br;
O usuário deve ler os termos de privacidade e concordar com os termos ao entrar no aplicativo;
Na página inicial, deve indicar uma pessoa de confiança; registrar um número de telefone; ou registrar ocorrência.
Pessoa de confiança e registro de telefone
Para cadastrar uma pessoa de confiança ou registrar um número de telefone, o usuário deve cadastrar o CPF do responsável.
Como registrar uma ocorrência?
Em caso de roubo, a vítima deverá preencher os seguintes critérios:
Data;
Tipo de situação;
Hora;
Estado;
Cidade;
Clicar em “emitir”.
Ao terminar a denúncia, será gerado um protocolo para acompanhar o andamento com as instituições cadastradas no programa (bancos e empresas de telefonia).








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