top of page

Morre Plínio Monte da Rocha, criador do esquilo do Zaffari.

Faleceu na noite de sexta-feira (15), aos 86 anos, o publicitário e empresário gaúcho Plínio Monte da Rocha. Plínio ficou conhecido por criar ícones, entre eles, um esquilo vermelho, mascote dos supermercados Zaffari. Por meio de nota (leia abaixo), o Grupo Zaffari se solidarizou com os amigos e familiares de Plínio, descrito como um profissional talentoso, que atuou no Grupo até o início da década de 1980. ,

ree

Plínio Monte da Rocha estudou na escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Nos anos 1960, Plínio dirigia o Instituto de Belas Artes, quando, ao lado de outros estudantes criaram a a marca dos jogos mundiais universitários de 1963, que foram realizados em Porto Alegre no período de 30 de agosto e 8 de setembro. O Departamento criou selos, bolsas, pastas, cartazes, folhetos, isqueiro, boletins e outros materiais. O documento integra o acervo doado pelo Comitê Organizador da Universíade 1963.

Stephanie Wrubleski da Rocha Stahl, neta do publicitário, conta que o avô criou o mascote do Zaffari e que tinha uma formação em Belas Artes, atuando na parte de criação artística.

O poeta, cronista e publicitário Luiz Coronel trabalhou junto com Plínio durante anos. Em 1971, Coronel e Plínio fundaram a Êxitus Publicidade junto com Ricardo Campos. Luiz Coronel diz que o trio esteve na vanguarda da publicidade durante anos. Ele também comandou a agência Monte da Rocha & Rocha Comunicação, responsável pelo atendimento da Excelsior Pneus

 — Ricardo Campos, o mais jovem do trio, trazia para nós o ritmo dos novos tempos. Plínio era o homem das artes. Das concepções gráficas. Eu, o inquieto e propositivo redator.

O poeta relembra a consciência minuciosa de Plínio sobre o que acontecia ao redor do país e do mundo.

ree

As pessoas deixam uma herança valiosa de impressões e só morrem quando são esquecidas. Plínio era, foi e será um amigo para sempre. E não será esquecido. Com seus erros, seus acertos, suas luzes e suas sombras, viveu intensamente seu tempo. A palavra esquecimento não encontra lugar em sua memória. Sejamos dignos do afeto que ele nos devotou —declarou.

O poeta recordou que esteve lado a lado com Plínio em grandes espetáculos, como as apresentações de Billy Paul, um dos grandes nomes da soul music, e Glória Gaynor. Eles também foram ativos em prol das primeiras eleições democráticas pós-ditadura.

Plínio deixa o filho Philippe Dutra da Rocha, os netos Stephanie, Gustavo, Luisa, Teodoro e Nicolas e o bisneto Lian. 

Os atos fúnebres serão realizados neste sábado (16), na igreja histórica de Garopaba (SC), a partir das 15h.


Leia a nota do Grupo Zaffari

É com pesar que o Grupo Zaffari recebe a notícia sobre o falecimento de Plínio Monte da Rocha, talentoso profissional que, até o início da década de 1980, fez parte da equipe responsável pela publicidade da empresa. Os diretores do Grupo Zaffari prestam homenagem e se solidarizam com seus amigos e familiares.

Comentários


bottom of page