top of page

Morre Ricardo Golin, ex-presidente da Festa da Uva.

Morreu nesta quarta-feira (28), por volta de 22h, Ricardo Golin, aos 75 anos. Ele estava internado e, segundo o irmão Eduardo, lutava contra um tumor no estômago. O ex-presidente de honra do Partido Progressista (PP) deixa a esposa Marilene e três filhos Nicole, Simone e Lourenço. O corpo de Golin é velado na Capela A do Memorial São José, em Caxias. Nesta quinta-feira (29), às 17h, haverá cerimonial de despedida no Crematório.

ree

Golin é lembrado como uma liderança comunitária de Caxias do Sul. Além de um dos presidentes do PP, foi presidente da Festa da Uva em 1998 e 2000, anos da gestão do ex-prefeito Pepe Vargas (PT). Também foi candidato a vice-prefeito de Caxias na eleição de 2004, na chapa de Ruy Pauletti. Golin, empresário, foi presidente do Sindilojas e entusiasta de esportes: fundou a Comapa em 1968, time de futsal de Caxias que surgiu antes da Enxuta. Eduardo, o irmão, conta que ele foi um exemplo de equilíbrio e dignidade. Ainda diz que, mesmo com o tumor, diagnosticado há mais de um ano, Golin sempre foi otimista e estava feliz.

O secretário municipal de Educação de Caxias, Edson da Rosa, diz que "perdeu um ídolo, tanto da vida pessoal quanto da política". Atualmente filiado no Republicanos, Da Rosa era amigo pessoal de Golin e diz que entrou na política graças a ele.

— Há sete dias liguei pra ele e perguntei sobre a questão da saúde e ele me respondeu "Estamos aí, um dia depois do outro, vai dar tudo certo". Tenho certeza que Deus está cuidando dele agora — diz.

O ex-presidente da Festa da Uva, Edson Nespolo também recorda da trajetória de Golin em Caxias:

— Há cerca de 20 dias fizemos uma janta dos ex-presidentes da Festa e ele foi, estava bem, alegre. Ele era um homem agregador.

A prefeitura de Caxias do Sul divulgou a seguinte nota de pesar:

"A Prefeitura de Caxias do Sul lamenta profundamente o falecimento do presidente das edições de 1998 e 2000 da Festa da Uva, Ricardo Golin, ocorrido quarta (28.02). Ele era empresário, filiado ao PP, partido que presidiu e atualmente era presidente de honra. Golin também foi uma liderança no meio empresarial. Foi presidente do Sindilojas por duas gestões, de outubro de 1994 a outubro de 2000. Recebeu da entidade o troféu O Mercador em 2000, na categoria Reconhecimento Público, pelo seu trabalho em prol do comércio e da Festa da Uva. Ainda, foi diretor da Fundação Caxias e era proprietário da Rek Parking.

Ricardo Golin deixa a esposa e três filhos. Nesse momento de dor, o município se solidariza com os familiares e amigos por essa irreparável perda.

O velório está sendo realizado no Memorial São José e a cremação será às 16h30 desta quinta (29.02)."

Comentários


bottom of page