top of page

O que esperar do setor de carnes em 2024.

A volatilidade ainda deve acompanhar o mercado de proteína animal em 2024, mas com a sinalização de algum alívio tanto para a oferta quanto para a demanda. A projeção é de estudo feito pelo Rabobank Brasil e considera fatores internos e externos para a conta de sobe e desce no ano.

Pelo menos para a oferta, a expectativa é de melhora nos custos. Principalmente devido à maior disponibilidade de grãos utilizados na nutrição dos animais, explica Wagner Yanaguizawa. O analista do Rabobank falou sobre o mercado no programa Campo e Lavoura da Rádio Gaúcha. A entrevista completa pode ser ouvida aqui.


ree

O levantamento prevê incremento de 3% a 4% na produção de frangos e suínos, muito guiado pela exportação. Para a carne bovina, o aumento esperado é de 1% a 2%.

Do lado da demanda, os indicadores econômicos ligados ao poder de compra devem seguir impactando o consumo de carnes no próximo ano. Para a bovina, que vem registrando desaceleração de preço, o incremento da oferta deve continuar favorecendo o consumo doméstico em 2024. A proteína foi a que mais perdeu consumo per capita pela combinação de reajuste de preços e queda de poder de compra durante a pandemia.

— Para o consumidor brasileiro, é um cenário de preços menores na média do ano, sem dúvida — adianta Yanaguizawa.

Comentários


bottom of page