RS confirma mais duas mortes por dengue em 2023; total chega a 46.
- Orlando Gomes Junior
- 13 de jun. de 2023
- 1 min de leitura
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul confirmou, nesta terça-feira (13), mais duas mortes por dengue no estado. Com isso, o RS chega a 46 vítimas pela doença em 2023.
Falta de diagnóstico agrava quadro de reinfectados
Dengue tem 'falsa melhora' antes de agravamento
As mortes mais recentes em decorrência da dengue são de um homem e uma mulher. De acordo com a SES, ambos tinham comorbidades (doenças pré-existentes). O homem era residente em Condor, no Noroeste do estado, e tinha 65 anos. Ele morreu em 26 de maio, segundo os registros. A mulher era moradora de Rolante, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Ela tinha 29 anos, e a morte foi registrada em 31 de maio.
De acordo com a SES, o estado soma 21.935 casos de dengue, dos quais 19.930 são considerados autóctones, ou seja, quando o contágio ocorreu dentro do estado. Os demais casos são importados, quando residentes foram infectados fora do estado.
A SES reforça a importância de que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas. Dessa forma, evita-se o agravamento da doença e a possível evolução para óbito.
Sintomas da dengue
Febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias
Dor atrás dos olhos
Dor de cabeça
Dor no corpo
Dor nas articulações
Mal-estar geral
Náusea
Vômito
Diarreia
Manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira








.jpeg)



Comentários