top of page

Saque do FGTS, antecipação do imposto de renda e bolsa família.

ree

O trabalhador pode solicitar o Saque Calamidade, por meio do app FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) ou nas agências da Caixa Econômica Federal. Em casos de desastres naturais que tenham atingido a sua área de residência, os trabalhadores com saldo (FGTS) podem solicitar o Saque Calamidade. O saldo disponível na conte do FGTS, na data da solicitação, será o valor do saque limitado a quantia de R$ 6.220,00 para cada evento caracterizado como desastre natural. O intervalo entre um saque e outro não pode ser inferior a 12 meses. “A Caixa está prestando suporte aos municípios afetados pelas últimas cheias, no Rio Grande do Sul, com o intuito de efetuar a liberação do FGTS aos cidadãos residentes nas áreas atingidas pelo desastre”, diz nota da Caixa Econômica Federa

Passo a Passo para solicitação do Saque Calamidade pelo app FGTS

- Acesse o aplicativo FGTS e vá em “Meus saques”

-  Escolha “Outras Situações de Saques”

- Selecione “Calamidades Públicas”

- Informe o município de residência e clique em “continuar”

- Escolha a forma de receber o FGTS (crédito em conta bancária ou saque presencial)

- Anexe os documentos requeridos

- Confirme a solicitação

A liberação dos recursos ao estado depende de medidas do governo federal e do Congresso. A aprovação de um decreto de Calamidade facilitará o envio desses recursos ao estado, a destinação de R$ 1,06 bilhão em emendas parlamentares, entre outras ações, como a suspensão da cobrança de dívidas e a prorrogação do prazo de pagamento do Imposto de Renda para contribuintes de 336 cidades gaúchas, incluindo a capital. As parcelas com vencimento em abril, maio e junho foram adiadas para julho, agosto e setembro.

O Bolsa Família foi antecipado para os residentes dos municípios afetados, que podem sacar o benefício no primeiro dia de pagamento, em 17 de maio.

 

Fontes: Terra e G1  

Reportagem: Carê Grivot

Comentários


bottom of page