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Seis dias após tempestade, RS ainda tem pelo menos 24 mil pontos sem energia elétrica.

Seis dias após a tempestade registrada na última terça-feira (16), ainda há pelo menos 23,9 mil pontos sem energia elétrica no Rio Grande do Sul. Conforme a atualização desta segunda-feira (22), a CEEE Equatorial afirma que 9,9 mil pontos ainda não foram restabelecidos. Já a RGE informou, na noite desse domingo, que 14 mil clientes seguiam sem luz.

No domingo, a CEEE Equatorial disse que está em fase final de restabelecimento da energia. De acordo com o presidente da empresa, Riberto Barbanera, a partir de agora, o número de locais sem energia no município deve cair mais lentamente, já que as equipes trabalhando no serviço vão começar a resolver os problemas caso a caso, explicou. 

São 2.500 funcionários trabalhando na contingência, organizados em 700 equipes (entre elas, 150 são de fora do Estado e foram chamadas especialmente para a operação).

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Área da RGE

O boletim da RGE afirma que os pontos sem energia elétrica estão principalmente concentrados na Região Metropolitana. A concessionária reforça que segue trabalhando para normalizar o serviço, mas reconhece que o prazo de finalização para este domingo poderá ser estendido.

Em nota, a RGE diz que “na maioria dos casos há necessidade de remoção de entulhos, galhos e até árvores inteiras, caídos sobre fios e outros equipamentos. Isso faz com que o serviço seja muito mais demorado do que o normal. Portanto, conforme informado na entrevista de sexta-feira, a RGE trabalha para normalizar o fornecimento à maioria dos 7% clientes restantes ainda neste domingo, podendo ficar atendimentos pendentes, dado a complexidade da manutenção”.

Perguntas frequentes de clientes

O que fazer quando a falta de luz persiste, mesmo depois que a CEEE Equatorial emite aviso por SMS de que o fornecimento foi restabelecido?

Um SMS é enviado quando a energia é restabelecida para um bloco de clientes de determinada região, explicou Barbanera. Se o SMS for enviado e a energia não tiver voltado, é provável que houve algum problema pontual na residência do cliente e a CEEE recomenda que o afetado entre em contato para que as equipes realizem esse atendimento pontual.

Por que muitas vezes o fornecimento volta por um período e depois falha novamente?

A tempestade deixou pontos de instabilidade, então galhos e outdoors, por exemplo, ainda podem cair, disse o presidente da CEEE.

— Com esse tipo de coisas nós ainda vamos conviver ao longo da próxima semana, em situações que a gente entende ser de bem menor porte — lamentou Barbanera.

Como solicitar ressarcimentos de prejuízos causados pela falta de energia?

Pessoas que tiveram prejuízos decorrentes da falta de luz, como eletrodomésticos danificados e alimentos estragados na geladeira, podem entrar em contato com a CEEE Equatorial para solicitar ressarcimento. Segundo Barbanera, a empresa aumentou o número de pessoas trabalhando na equipe que atende esses casos para dar mais agilidade ao processo neste momento de contingência.

— Estamos orientando os clientes a entrarem com o pedido do que eles perderam e essa análise é feita caso a caso aqui — explica o presidente da CEEE.

Como entrar em contato com a CEEE Equatorial?

  • Pelos telefones: 0800-721-2333 e (51) 3382-5500

  • Por SMS: 27307

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