top of page

Slash, Jão, SPC e outros: veja shows internacionais e nacionais já confirmados em Porto Alegre em 2024.

Se 2022 foi significativo para a retomada de shows após a pandemia, com muitas demandas represadas, o ano que passou foi de afirmação para o mercado local. Agora, se depender das expectativas otimistas dos produtores, 2024 deve ser ainda mais movimentado.

Não faltaram festivais em Porto Alegre em 2023 — como Turá, Avante, Rap in Cena, Me Leva, Luan City, Meca, Poa Jazz Festival, entre outros —, além dos retornos do Planeta Atlântida, no Litoral Norte, e do Morrostock, no centro do Estado.

Entre grandes atrações internacionais, Roger Waters e Red Hot Chili Peppers passaram pela Arena do Grêmio. Também vieram à capital gaúcha nomes como Jorge Drexler, Fito Paez e Scorpions, além de presenças nacionais notáveis — Maria Bethânia, Thiaguinho, Ludmilla, Emicida, entre outros.

Diante de um 2023 agitado, a perspectiva para o próximo ano é que seja ainda mais volumoso em eventos para a Capital, como opinam produtores culturais da cidade. Por outro lado, nenhum megashow internacional foi anunciado ainda - daqueles de preencher estádio. Pelo lado das atrações estrangeiras confirmadas para a capital gaúcha, estão nomes como Slash, Bruce Dickinson, Jethro Tull, entre outros

ree

Gustavo Sirotsky, diretor da Maia Entretenimento, aponta que uma tendência possível para 2024 é que seja um ano de grandes turnês, algo que já estaria acontecendo nos Estados Unidos e Europa. Ele cita que, em 2023, o Brasil já teve a oportunidade de receber algumas estrelas internacionais, como The Weeknd e Taylor Swift, por mais que não tenham passado pelo Sul.

— Acho que em 2024 essas turnês, que presenciamos aqui com Titãs e NX Zero, se intensificarão ainda mais — aponta Sirotsky.

Para o diretor da Maia, 2023 foi um ano com bastante presença da produtora em três pilares: apresentações em casas indoors, shows de grande porte — pelos quais torcem que haja mais volume em 2024 — e festivais. Para os próximos 12 meses, ele adianta que haverá um foco em shows nacionais e internacionais de médio porte em relação à capital gaúcha. Porém, há um asterisco especial para o Festival Turá.

A primeira edição porto-alegrense do evento foi realizada em novembro no Anfiteatro Pôr do Sol, marcando a retomada do espaço que estava desativado havia três anos. Conforme Sirotsky, a segunda edição do Turá está confirmada para 2023, com datas e locais a serem anunciados.

— Com o Turá, conseguimos reconectar a cidade com um espaço tão especial para os gaúchos, além de inserir Porto Alegre na rota dos festivais brasileiros. A capital só cresce com mais festivais acontecendo — diz.

Outros festivais já confirmados para a Capital são o Avante e o Rap In Cena, também sem datas e locais anunciados. O primeiro será no segundo semestre, enquanto o Rap In Cena promoverá sua maior edição até hoje em novembro, celebrando seus 10 anos. Keni Martins, idealizador e sócio do Rap in Cena, assegura:

— Garantimos trazer uma edição ainda mais forte do que foi a de 2023, com coisas incríveis que serão divulgadas ao longo do caminho.

Perspectivas

Carlos Konrath, presidente da Opus Entretenimento, afirma que 2023 foi extremamente positivo para o setor de eventos - a produtora atingiu todas as metas estipuladas e superou expectativas. Ele atesta que a Opus teve números expressivos em Porto Alegre, mas também nacionalmente, exemplificando que o serviço de vantagens da empresa, o Clube Opus, cresceu 1.000% em 11 meses.

— Ser uma empresa gaúcha e ter alcançado essa abrangência foi uma das maiores conquistas da Opus Entretenimento em 2023 - sublinha Konrath. - Proporcionar momentos ao vivo é nosso carro chefe, então essa será nossa principal perspectiva para 2024. Queremos manter o ritmo acelerado de crescimento e notoriedade que atingimos, então trabalharemos para isso.

Rodrigo Machado, sócio-diretor da Opinião Produtora, destaca que a empresa realizou mais de 400 eventos em Porto Alegre ao longo de 2023, o que abrange Bar Opinião, Auditório Araújo Vianna, Pepsi On Stage e atividades fora das casas. Ele aponta que houve um crescimento considerável em 2023, na faixa dos 30% em relação a 2022. Agora, o volume deverá ser superior.

— Para o Araújo, não temos mais finais de semana, está tudo agendado. A perspectiva é que a nossa curva de entretenimento aqui no Sul continue subindo — estima Machado.

Conforme o sócio-diretor, a Opinião Produtora já se prepara para 2025. Ele pondera que alguns artistas não devem voltar para Porto Alegre tão em breve, como Gilberto Gil e Djavan, mas já abriram tratativas para o ano posterior.

Com foco maior no metal e hardcore, a Ablaze Produtora atua no ramo de shows desde 2014. No ano que passou, trouxe nomes como Glenn Hughes, Red Fang, The Toy Dolls, Millencolin, OFF!, entre outros. Leonardo Schneider, sócio-proprietário da Ablaze, relata que a produtora precisou lidar com muita concorrência em 2023, com shows internacionais de maior porte ocorrendo em datas próximas.

Foi um período de muita coisa acontecendo, o que se refletiu nos shows que a gente fez. Mas foi um ano de retomada, e o setor voltou a funcionar a todo vapor — pondera Schneider. — A expectativa para 2024 é boa, o mercado está bem aquecido e estamos trabalhando com bastante shows internacionais em negociação.

Responsável por eventos como Luan City Festival, Tardezinha (Thiaguinho) e Churrasquinho do Menos É Mais, que reuniram dezenas de milhares de pessoas cada, o Grupo Prime classifica 2023 como "maravilhoso". O que deve se repetir neste ano, de acordo com Rodrigo Bili, sócio-diretor do Grupo Prime:

— Já temos inúmeros artistas fechados. O que posso adiantar é que teremos um superfestival de pagode no primeiro semestre, a festa de aniversário de 10 anos do Grupo Prime e muito mais. Ainda não posso revelar tudo, mas nossa agenda está 90% fechada, com mais de 15 shows e os maiores artistas do Brasil.

O que vem aí em Porto Alegre em 2024

Veja algumas atrações com datas marcadas

Janeiro

11/1 - É o Tchan 30 Anos, no Auditório Araújo Vianna16/1 - Apocalyptica, no Teatro do Bourbon Country18/1 - Planet Hemp, no Auditório Araújo Vianna25/1 - António Zambujo e Yamandu Costa, no Teatro do Bourbon Country

Fevereiro

4/2 - Slash feat. Myles Kennedy & The Conspirators, no Pepsi On Stage21/2 - Comeback Kid, no Bar Opinião

Março

1 e 2/3 - Caetano Veloso, no Auditório Araújo Vianna3/3 - Djonga, no Pepsi On Stage3/3 - Mata e Amassa: Matanza Ritual e Massacration, no URB Stage8/3 - Bala Desejo, no Bar Opinião8/3 - Sandy, ainda sem local confirmado9/3 - Tarja, no Bar Opinião10/3 - Extremo Sul III, no Bar Opinião21/3 - Sepultura, no Auditório Araújo Vianna22/3 - Braza, no Bar Opinião23/3 - Jorge Aragão, no Auditório Araújo Vianna23/3 - Jão, no Estádio Passo d'Areia (Zequinha)

Abril

10/4 - Jethro Tull, no Auditório Araújo Vianna12/4 - Lagum, no Auditório Araújo Vianna18/4 - Emblem3, no Teatro CIEE25/4 - Bruce Dickinson, no Pepsi On Stage25/4 - Mariza, no Teatro do Bourbon Country

Maio

7/5 - The Calling, no Bar Opinião10/5 - João Gomes, no Auditório Araújo Vianna17 e 18/5 - Só pra Contrariar - O Último Encontro, no Auditório Araújo Vianna25/5 - Edu Falaschi, no Bar Opinião

Junho

15/6 - Péricles, no Auditório Araújo Vianna25/6 - Soweto, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia)

Julho

20/7 - Fábio Jr., no Auditório Araújo Vianna

Agosto

17/8 - Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto: Valencianas, no Auditório Araújo Vianna

Setembro

6 a 8/9 - Porto Alegre Tattoo Fair, no Pepsi On Stage

Outubro

19/10 - Sorriso Maroto - As Antigas, ainda sem local anunciado

Novembro

16/11 - Alcione 50 anos, no Auditório Araújo Vianna

Sem data

Ludmilla anunciou que virá a Porto Alegre com a turnê Ludmilla in the House, mas ainda sem data ou local definidos

Comentários


bottom of page