Suárez dá show, Grêmio vence o Fluminense e fica com o vice no Brasileirão.
- Orlando Gomes Junior
- 7 de dez. de 2023
- 3 min de leitura
No adeus de Suárez como jogador do Grêmio e na despedida da temporada de 2023, o uruguaio protagonizou um show no Maracanã. Com dois dele e um de Galdino, o Tricolor venceu o Fluminense por 3 a 2 e terminou o Brasileirão em segundo lugar, com 68 pontos somados após 38 rodadas. Uma campanha que garante vaga direta na fase de grupos da Libertadores e um prêmio de R$ 45 milhões. Feito quase inacreditável para um clube que ano passado sofria para retornar da Série B.

Na despedida do Grêmio da temporada, Renato promoveuquatro mudanças em relação ao time que venceu o Vasco, domingo passado. João Pedro retomou à titularidade da lateral-direita, assim como Kannemann na zaga. Já Cristaldo e Nathan Fernandes foram sacados para as entradas de Carballo e Galdino.
Mais interessado, o Grêmio começou melhor no Maracanã. Aos 8, o Tricolor chegou com perigo ao gol da equipe carioca. Galdino encontrou Suárez na área. O centroavante cruzou buscando Ferreira, mas Felipe Melo afastou para escanteio.
A primeira oportunidade dos donos da casa aconteceu aos 21. Cano recebeu na entrada da área de Arias, dominou e chutou. Caíque desviou com a ponta dos dedos e salvou o Grêmio. O jogo estava sob controle gremista até uma falha individual colocar o Fluminense em vantagem. Reinaldo errou um chutão e jogou a bola para o meio da área. Martinelli tentou o domínio. Para não se driblado, Rodrigo Ely esticou o braço, e o árbitro marcou o pênalti. Arias bateu e converteu aos 33 minutos.
O gol não abateu o Grêmio, que foi buscar a virada ainda na primeira etapa. E a remontada do Tricolor começou com um golaço digno do estádio. Villasanti lançou Suárez, que driblou Fábio e bateu para o fundo das redes aos 42 minutos. Sem reduzir o ritmo, e aproveitando outra falha defensiva dos cariocas, o time de Renato conseguiu a virada. Nino errou ao tentar afastar um lançamento para Suárez, Ferreira recuperou a bola e Galdino foi acionado. O atacante driblou Felipe Melo e acertou um chute no cantinho de Fábio aos 45 minutos. O zagueiro do Fluminense tentou se redimir nos acréscimos, mas parou em grande defesa de Caíque.
O Grêmio teve a oportunidade de ampliar a vantagem segundos depois do recomeço da partida. Ferreira avançou e encontrou Pepê livre. O chute passou perto do ângulo de Fábio. Para não se despedir de sua torcida com uma derrota, o Fluminense tentou buscar o empate. O time carioca passou a ter mais a posse de bola, mesmo sem conseguir criar oportunidades de finalizar.
Renato resolveu promover uma homenagem e substituiu Suárez, que deu lugar para João Pedro Galvão. Um gesto para o uruguaio receber os aplausos no Maracanã. Ronaldo também entrou. O guri ficou com a vaga de Pepê. O Fluminense pressionou em busca do empate, mas o Grêmio soube suportar a pressão. Um fim de Brasileirão que teve o brilho de Suárez para o Grêmio voltar a ser protagonista.
Brasileirão — 38ª rodada — 6/12/2023
Fluminense (2) Fábio; Guga (Yony González, 29'/2ºT), Nino (Thiago Santos, int.), Felipe Melo (John Kennedy, int.) e Marcelo (Diogo Barbosa, 29'/2ºT); André, Martinelli e PH Ganso (Lima, 29'/2ºT); Jhon Arias, Keno e Germán Cano. Técnico: Fernando Diniz
Grêmio (3) Caíque; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Carballo (Cristaldo, 24'/2ºT) e Pepê (Ronald, 41'/2ºT); Ferreira (Cuiabano, 32'/2ºT), Galdino (Nathan Fernandes, 24'/2ºT) e Suárez (João Pedro Galvão, 41'/2ºT). Técnico: Renato Portaluppi
GOLS: Jhon Arias (F) aos 33min, Suárez (G) aos 42min e Galdino (G) aos 45min do 1º tempo; Suárez (G), aos 17min, e John Kennedy aos 35min do 2º tempo CARTÕES AMARELOS: André (F), Nino, John Kennedy ; Rodrigo Ely (G), Reinaldo, Kannemann ARBITRAGEM: Raphael Claus (SP), auxiliado por Danilo Simon (SP) e Luiz Andrini (SP). VAR: José Filho (SP) PÚBLICO: 43.286 pagantes RENDA: R$ 1.635.410,50 LOCAL: Maracanã, no Rio de Janeiro
Próximo jogo 20, 21 ou 22/1/2024 Caxias x Grêmio Estádio Centenário — Gauchão (1ª rodada)








.jpeg)



Comentários